Como ser uma pessoa mais produtiva

Já todos passámos por aquela fase em que não nos apetece fazer nada, mesmo sabendo que temos imensas tarefas para fazer e muitas das vezes são bastante importantes. Por isso, precisamos de uma motivação extra, algo que nos faça sair da nossa zona de conforto ou um método que nos obrigue a manter o foco e a seguir o nosso plano.

Neste artigo, venho falar-vos sobre Como Ser Uma Pessoa Mais Produtiva – não é um assunto novo, mas é um assunto ao qual (ultimamente) tenho dado muita importância, pois o meu dia-a-dia tem dependido de uma metodologia para conseguir manter-me no eixo e concretizar todos os meus planos.

A verdade, é que são pequenos passos no decorrer do dia que fazem toda a diferença. E eu tenho vindo a adoptar alguns deles que têm dado muito resultado. Isto não significa que vocês tenham que seguir todos eles, pois cada pessoa vai ajustando-se a cada rotina. Mas se quiserem ficar a saber quais são as minhas dicas, continuem a ler este artigo.

 

12 Dicas Para Ser Uma Pessoa Mais Produtiva

  1. Acordar cedo – e manter o mesmo horário, todos os dias. Sei que muitas pessoas não gostam (inclusive eu!), mas realmente acordar cedo vai fazer com que o dia seja mais longo, produtivo e com que a rotina seja mais natural, afinal de contas somos seres diurnos que despertam com a luz do sol.
  2. Fazer uma lista de a-fazeres – organizar a agenda é bastante importante, registando uma lista de tarefas. Isso vai ajudar a clarificar o que deve ser feito e quando deve ser feito.
  3. Fazer exercício físico – esta dica é sempre importante, seja qual for o objectivo de vida que pretendam alcançar. Fazer exercício físico (seja de qual tipo for) é importante para a saúde física e mental, auxiliando na capacidade motora e acrescentando motivação no dia-a-dia.
  4. Pequeno-almoço reforçado – para começar bem o dia, é preciso escolher os alimentos certos que sejam saudáveis e que ofereçam a energia necessária para iniciar todas aquelas tarefas super importantes que estão planeadas.
  5. Comer 6 refeições por dia – para que o dia corra bem, e que não tenhas aquela sensação de moleza, é importante também ter uma alimentação regrada e não saltar nenhuma refeição. A falta de energia pode gerar ansiedade e falta de concentração, o que pode levar à falta de produtividade.
  6. Alimentação saudável – seguindo a linha de raciocínio anterior, é igualmente importante ter uma alimentação saudável (evitando fast food), pois cuidar do corpo e da saúde é fulcral para a nossa mente trabalhar a 100% nas tarefas exigidas.
  7. Excluir distracções – evita ter demasiadas distracções por perto, como vários aparelhos ligados (tv, spotify, redes sociais…). Eu, normalmente, só costumo ter música de ambiente quando estou a trabalhar e desligo todas as outras coisas que me podem distrair.
  8. Pausas renovadoras – Às vezes, é necessário fazer uma pausa para recarregar as energias. Libertar o stress por um curto espaço de tempo pode ajudar muito no aumento da produtividade.
  9. Realizar tarefas num curto prazo de tempo – por exemplo, durante 25 minutos a 40 minutos, e apenas concentrar-me em cumprir essa tarefa.
  10. Ser mais objectivo/a – e optar por realizar as tarefas com mais urgência, ou as que custam mais a fazer.
  11. Criar uma recompensa – assim como tudo na vida, se um desafio tiver uma recompensa, a nossa motivação pode aumentar e a sensação de dever cumprido fica presente na nossa mente.
  12. Cultura e Criatividade – Por último, é extremamente importante que, para ser uma pessoa produtiva, a pessoa tenha uma vontade extra de ampliar o seu conhecimento, porque quanto mais conhecimento tiver, mas criativo poderá ser e mais exigente nos seus objectivos será também.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *